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As máquinas perspécticas representadas acentuam as dificuldades levantadas, até tarde, pela correcta utilização da nova perspectiva linear do Renascimento.
"Perspectiva é uma palavra latina, significa ver através de"
(Dürer citado em Giulio Carlo Argan e Maurizio Fagiolo, Guia de História da Arte, Lisboa, Estampa, 1991, pág. 146).
CONSULTAR (as obras marcadas com* encontram-se no C.D. do Ar.Co):
E. Panofsky, A Perspectiva Como Forma Simbólica, Lisboa, Edições 70, s.d.*
P. Francastel, Peinture et Societé (...), Paris, Denoel/Gonthier, s.d.*
H. Damisch, El Origen de la Perspectiva, Madrid, Alianza Forma, s.d.*
J. V. Field, The Invention of Infinity (...), Oxford/New York/Tokyo, Oxford University Press, 1997.
Magno Mello e Henrique Leitão, "A Pintura Barroca e a Cultura Matemática dos Jesuítas", Revista de História da Arte, nº 1, Lisboa, Instituto de História da Arte da U.N.L./Edições Colibri, 2005, pp. 94-116.
3 comentários:
Obrigado pelo interesse, Krt: se não lhe respondo é só por não saber (estou convencido de que uma busca na net lhe dará a resposta).
Todos os comentários que tenham alguma pertinência, anónimos ou não, serão publicados: não serão, necessariamente, respondidos.
Os alunos da "Arte Moderna" poderão aproveitar para deixar críticas e comentários sobre as aulas que, apesar de provavelmente não publicados, serão lidos com atenção.
q maximo esse site gente esses quadros são ótimos irados meu.
Apesar de não saber o que significa "irados meu", agradeço-lhe o entusiasmo que lhe merecem os "quadros".
Até breve, Luara.
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