sexta-feira, janeiro 27, 2006

Feliz Aniversário, Wolfgang!

Retrato da família Mozart por Johann Nepomuk della Croce, 1780

"'Não!' gritei. 'Então o Senhor não entende? (...) Eu não quero outra coisa senão expiar, expiar, expiar, enfiar a cabeça debaixo da guilhotina e deixar-me castigar e aniquilar!'
Mozart encarou-me com insuportável ironia.
'Isto é que você é patético, hã! Mas ainda há-de vir a aprender a galhofar, a ter humor. O humor é sempre humor e, se for preciso, há-de aprendê-lo mesmo no cadafalso'.
(...) Subitamente lampejou-me diante dos olhos uma inscrição:

Execução de Harry

e eu baixei a cabeça em sinal de assentimento. (...) O acusador descobriu-se e pigarreou, todos os outros senhores tossicaram também. Depois, pegando num pomposo documento que desdobrou diante dos olhos, passou a ler:
'(...) Pelo que foi dito, se condena Haller à pena de vida eterna e à suspensão por doze horas do direito de admissão no nosso teatro. O réu também não poderá ser dispensado da pena de motejo. Meus senhores, façam favor de me acompanhar: um - dois - três!'
E, aos três, todos os presentes, em irrepreensível entrada, largaram a rir, gargalhada uníssona, riso terrífico do além que um ser humano mal pode suportar.
(...)
Quando voltei a mim, Mozart continuava sentado ao meu lado (...). 'Tem de aprender a ouvir a maldita música radifónica da vida, tem de venerar o espírito subjacente a ela, de levar em zombaria a fantochada que ela tem (...)'.
Baixinho, semi-cerrando os dentes, perguntei: 'E se eu recusar? (...)'
'Nesse caso', respondeu Mozart amenamente, 'propunha-te que fumasses mais um dos meus agradáveis cigarros'" (Hermann Hesse, O Lobo das Estepes, Porto, Edições Afrontamento, 1982).

(Mozart-Archiv der Internationalen Stiftung Mozarteum)

"Milan, Feb. 10, 1770.

SPEAK of the wolf, and you see his ears! I am quite well, and
impatiently expecting an answer from you. I kiss mamma's hand,
and send you a little note and a little kiss; and remain, as
before, your----What? Your aforesaid merry-andrew brother,
Wolfgang in Germany, Amadeo in Italy.

DE MORZANTINI."
Wolfgang Amadeus Mozart, Carta de 10 de Fevereiro de 1770, no Gutenberg Project

Anotações para a Flauta Mágica (1791), no "Diário Musical" de Wolfgang (1784-91).

Mais de 24 horas de Mozart - Sexta e Sábado, 27 e 28, no canal Mezzo. Depois da TV Cabo nos ter literalmente roubado o canal Arte do serviço básico, as comemorações televisivas, sem antena de satélite e sem aceitar o jogo sujo da empresa da PT, têm aí o único bastião.

1 comentário:

Anónimo disse...

...ouvimos Othmar tocar Mozart no piano de cauda no salão alto, encontrámos o parque habitado por papagaios e outros animais que falavam, ouvimos a fada Armida cantar junto ao repuxo...